segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Ciência na Sociedade

Talvez não tenhamos percepção da influência que a Ciência tem vindo a estabelecer nas nossas vidas ou de como está presente na maioria dos processos, até nos mais simples, do nosso quotidiano.

Muitas vezes associamos o trabalho científico unicamente a um estudo concreto de fenómenos, quer a nível microscópico (percepção de mecanismos, por exemplo, a nível molecular), quer a nível galáctico (compreensão do universo). No entanto, esse pensamento não passa de um paradigma.


Eis que surge o "click" no nosso interruptor


Sendo alunos de Ciência e Tecnologias, interagimos diariamente com estas áreas, e foi essa mesma interacção que despertou não só o nosso interesse, mas também acabou por ser a razão pela qual optámos por abordar este lado menos óbvio da nossa área de estudo.
Foi, para nós, bastante intrigante termo-nos apercebido do quão intrinsecamente está a nossa vida ligada à ciência.

Todas as nossas acções estão, de certo modo, dependentes da ciência uma vez que esta está presente até nas acções mais simples do nosso dia a dia. Uma viagem de automóvel, até mesmo uma tarefa tão básica e elementar com escolher o tipo de roupa que usamos (lã, algodão, etc.) ou ainda tomar banho, são pequenos exemplos da interacção que estabelecemos de forma involuntária com a ciência.

Com certeza, nenhum de nós quando está a lavar os dentes ou mesmo a cozinhar, se interroga sobre quais os mecanismos e processos que estão por detrás dessa acção, o que leva a água a correr ou quais as reacções químicas que acontecem para que os alimentos sejam cozinhados. São acontecimentos que, pelo facto de estarmos tão habituados a que aconteçam, não nos fazem reflectir ou pensar que neles possam estar (ainda que de uma forma encoberta) objectos de estudo da ciência.
Mas a verdade é que são, efectivamente, objectos de estudo da ciência e é através desta que podem ser explicados e compreendidos.

Posto isto, seguem-se oito meses de investigação e trabalhos árduos nos nossos estudos da ciência encoberta...

Sem comentários:

Enviar um comentário