sexta-feira, 23 de abril de 2010

Processos de Confecção III - Cozedura a Vapor

Além de se cozerem os alimentos pelo método tradicional (em água em ebulição, como já referido anteriormente), estes podem ser cozidos de outro modo: a vapor.

Este processo de confecção é caracterizado não pela cozedura em água em ebulição mas sim por água no estado de vapor. O vapor de água (quente) envolve os alimentos, sujeitando-os a uma temperatura superior, cozendo-os. Este método não é tão agressivo pois a água em ebulição não entra em contacto com o alimento.

Este método de cozedura apresenta inúmeras vantagens relativamente ao tradicional, como, por exemplo:
  • O sabor, textura e cor do alimento mantém-se, não sendo alterado ou degradado;
  • A quantidade nutritiva (principalmente de vitaminas e sais minerais) é preservada, não se perdendo com o contacto com a água
  • Apresenta uma cozedura rápida
  • Não existe contacto com gorduras e/ou sal
Para cozer a vapor, podemos utilizar a panela de pressão, uma panela com água a ferver com um suporte para os alimentos ou estes equipamentos disponíveis no mercado, representados à direita. São, de facto, mais simples e práticos que os anteriores. Ambos utilizam energia eléctrica.
Apresentam-se, a seguir, alguns tempos de cozedura (a vapor):
Brócolos: 8 minutos
Couves-de-bruxelas: 10 minutos
Couve: 10 minutos
Cenouras: 10 minutos
Feijão-verde: 8 minutos
Ervilhas: 2-3- minutos
Batatas: 12 minutos
Espinafres:1-2 minutos
Abóbora: 5 minutos
Filetes: 3-4 minutos
Peixe inteiro: 6-8 minutos

Este é, então, um método de cozedura melhor que o tradicional, já que preserva, principalmente, a nossa saúde, mas também o nosso tempo. É versátil, podendo ser utilizado para cozinhar legumes, vegetais, frutas, alguns mariscos, peixe… Uma grande mais valia para o nosso dia-a-dia!

Sem comentários:

Enviar um comentário