quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Azoto Líquido e Gelo Seco: uma ajuda da Ciência para o dia-a-dia

Gelado de limão

Para fazer este gelado, deve-se ter em atenção os seguintes passos:

1. Num recipiente, colocam-se 500 mL de leite, 1 colher de sopa de raspas de casca de limão, sumo de limão (quantidade a gosto, devido ao seu sabor ácido), 6 colheres de sopa de açúcar; misturar tudo muito bem
2. Adicionar, pouco a pouco, o azoto líquido, e mexer tudo muito bem, para ficar com uma textura cremosa
3. Colocar em taças; servir


· Este processo para confeccionar gelado é um grande avanço relativamente ao processo tradicional, sendo este muito mais rápido (pelo processo tradicional, seria necessário pelo menos um dia para que o gelado solidificasse no congelador).
· O azoto líquido liberta alguns gases, não sendo estes prejudiciais à sua saúde


Bebida refrescante

Este é um processo muito simples. Para refrescar uma bebida em apenas alguns segundos:

1. Colocar uma bebida num copo, de preferência alto
2. Acrescentar um cubo de gelo seco, de tamanho semelhante a um cubo de “gelo de água”
3. Colocar de seguida uma palhinha e desfrute


· Os gases libertados não fazem qualquer mal à sua saúde; é apenas vapor de água, não correndo qualquer risco
· Pode verificar como a bebida se torna fresca em apenas alguns segundos, devido ao gelo seco estar a uma temperatura bastante inferior à do gelo normal, bem como este passar directamente ao estado gasoso, tendo assim um maior poder de refrigeração
· Ao manusear o gelo seco, deve usar luvas, pois pode causar queimaduras
· O gelo seco não provoca alteração de sabor na bebida


Azoto líquido

O azoto é um elemento químico (símbolo químico N) do 15º grupo e do 2º período da Tabela Periódica. É o grande constituinte da atmosfera terrestre, do ar que respiramos, preconizando cerca de 78% do seu total.
Apesar de à temperatura ambiente se encontrar no estado gasoso, quando a arrefecido a cerca de -196 ºC, permanece no estado líquido em contentores especiais. Dada a sua temperatura no estado líquido, possui grande capacidade de refrigeração, arrefecendo alimentos em apenas alguns segundos e libertando uma grande quantidade de gases. É bastante útil na confecção de gelados, entre outros.

Gelo seco

O gelo seco é constituído por dióxido de carbono (CO₂), tão conhecido por fazer parte da nossa respiração, por ser um gás que causa o aquecimento global, etc. No entanto, possui a seguinte particularidade: encontra-se no estado sólido, a cerca de -78 ºC.
No estado sólido, é possível utilizá-lo no dia-a-dia como o “gelo de água”, pois tem grande capacidade de refrigeração mas com um impacto visual muito maior, devido à formação de bolhas e libertação de gases pois passa directamente do estado sólido ao estado gasoso (sublimação), arrefecendo o meio envolvente muito rapidamente. Tem outras aplicações de grande interesse, das quais se destacam a indústria, o entretenimento, em peças de teatro (efeitos de fumo), etc.
O gelo seco não altera o sabor da bebida, refrigerando-a apenas.

14 comentários:

  1. Temos vindo a acompanhar o vosso blog e estamos a adorar o vosso envolvimento e o desenvolvimento do projecto, assim como ansiosos por provar todas estas receitas que nos parecem deliciosas.

    Estejam tambem atentos ao nosso blog, porque vamos apresentar mais passatempos. Bom trabalho meninos!

    ResponderEliminar
  2. onde é que se compra o azoto líquido pessoal?

    ResponderEliminar
  3. esclareçam-me uma coisa: quando eu vou a discotecas eles metem gelo normal certo? :o

    ResponderEliminar
  4. Cara Totas,

    O azoto líquido, bem como o gelo seco, podem ser adquiridos a várias empresas portuguesas. Nomeadamente, podemos referir a empresa Air Liquide que fornece ambas. No caso do azoto líquido, é possível adquirir uma garrafa grande por 23 €. :)

    Em relação à segunda pergunta, quando está na discoteca a sua bebida liberta fumos e/ou borbulha?

    ResponderEliminar
  5. Essa empresa tem sede onde? (obrigada pelas restantes informações).
    Não sei quanto às borbulhas, o ambiente opressivo de luzes psicadélicas e ao, mesmo tempo de escuridão, não mo permite saber.
    Poderiam informar-se se é comum o uso desse tipo de gelo em discotecas e bares, nomeadamente os de Lisboa, e se existem consequências Químicas Aplicadas à Biologia Humana, positivas ou pejorativas, da combinação de substâncias alcoolicas com o CO2 do gelo?
    Estaria muito agradecida :)
    Bom trabalho!

    ResponderEliminar
  6. Cara Totas,

    A empresa Air Liquide tem sede em Miraflores, na rua Dr. António Loureiro Borges (Arquiparque). No entanto, pode adquirir os seus produtos num dos seus distribuidores. Em Lisboa, o seu distribuidor localiza-se na Azinhaga das Lages, nº 16, no Lumiar.

    Em geral, as discotecas e bares utilizam gelo normal e não gelo seco, mas procuraremos verificar a situação e contactá-la mais tarde.

    O CO2 de que é constituído o gelo não incorpora a bebida, ou seja, tem apenas efeito de refrigeração; passa directamente ao estado gasoso e é libertado para o ar envolvente.

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigado! Bastante esclarecedor, continuem assim.

    ResponderEliminar
  8. Obrigado Totas!
    Esperamos que continue a visitar o nosso blog ;)

    ResponderEliminar
  9. Olá!!
    Antes demais parabéns pelo vosso projecto e pelo vosso blog!! Gostaria de saber qual a capacidade da garrafa de azoto líquido que estão a utilizar? Só custa 23€??

    ResponderEliminar
  10. olá!
    Gostava de saber onde posso comprar azoto líquido , gostava de preparar algumas receitas ( gelados)
    Fico a espera de uma resposta ...
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  11. Boa noite, gostava de saber se é possivel comprar e se sim onde azoto liquido na Madeira, obrigado

    ResponderEliminar
  12. Quanto ao gelo seco em bebidas, parte do CO2 do gelo seco reage com a água para formar ácido carbónico, um ácido fraco, baixando o pH (ou seja, a bebida ficará a um pH mais ácido, mas em princípio não muito mais que, por exemplo, a coca-cola). Refira-se que as bebidas gaseificadas geralmente têm CO2 adicionado). Não sei também que impurezas o CO2 poderá ter no gelo seco.

    ResponderEliminar
  13. Obrigada por toda esta informação. Tenho ainda uma dúvida: numa festa com crianças (8 anos) com o tema harry potter, será seguro usar o azoto liquido para os ajudar a preparar poções, que possam beber depois? o gelo seco terá o mesmo efeito (ie, libertar fumo na bebida)? Posso por gelo seco dentro de um caldeirão de plástico e/ou ferro sem os danificar?
    Obrigada,
    Sandra Catarino

    ResponderEliminar
  14. mas é verdade que, se uma chapa de ferro em contato com nitrogênio líquido vai quebrar?

    ResponderEliminar