quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Tarde de Experiências - 4 receitas

Algo que nos fascinou foi a forma como este ramo científico apresentava maiores aplicações ao nível da gastronomia do que antecipávamos. Como tal, de forma a compreender e realizar uma maior aproximação ao tema, o grupo escolheu algumas receitas encontradas em diversos artigos na Internet passíveis de serem recriadas. Reunimo-nos para as realizar e iremos apresentá-las de seguida:



Carne com Kiwi


Pretende-se, com esta receita, explorar o sabor do kiwi e aplicá-lo na carne. Para isso, foi preparado um molho com este fruto para, mais tarde, temperar a carne, tornando o resultado final adocicado. Quanto melhor a qualidade da carne e dos frutos, melhor será o prato.



Para ver o relatório completo da experiência clique aqui.



Esferificação de Laranja


Esta receita consiste em criar caviar (pequenas bolinhas de gelatina cujo interior é fluido) a partir de um líquido que, no nosso caso, foi sumo de laranja (acabado de espremer).


Este estado de caviar é obtido a partir do uso de substâncias que ao interagirem despoletam reacções químicas que permitem gelificar o sumo.


O insucesso desta receita deveu-se ao nosso descuido relativamente ao gelificante utilizado, ao pH do sumo de laranja e a algumas substâncias químicas que deveríamos ter tido em conta.


Para ver o relatório completo da experiência clique aqui.



Shot de Pipoca


Esta receita consiste na confecção de um shot (que ao contrário do que o nome indica, não é alcoólico), utilizando uma mistura de pipoca, calda de açúcar e de caramelo, manteiga e sal. O resultado da mesma deve apresentar duas camadas: a inferior contendo o 'creme' de pipoca e a superior a mistura constituída pela calda de açúcar e calda de caramelo sob a forma de espuma.


O insucesso desta receita deveu-se, entre outros, ao facto de não termos prestado a devida atenção às dicas indicadas na mesma, bem como a grande quantidade de açúcar utilizada.


Para ver o relatório completo da experiência clique aqui.




Espumante de Abacaxi


O fabrico desta bebida assenta num processo químico e biológico relativamente complexo: a fermentação alcoólica, realizado, principalmente, por bactérias e leveduras. Inicia-se com um açúcar (neste caso sacarose) e tem como produto final álcool (etanol) e dióxido de carbono (o gás presente na bebida). Neste caso, com o uso de abacaxi, verifica-se um paladar doce e característico.


Para ver o relatório completo da experiência clique aqui.

2 comentários:

  1. Que receitas de crescer água na boca...
    Este projecto é bom para gulosos e comilões =P Agora falando mais a serio, é um projecto interessante e diferente dos que costumam ser tratados na disciplina de área de projecto. Boa ecolha e boa sorte. Ines Toscano

    ResponderEliminar
  2. Cara Maria Inês,

    Obrigado pelo seu comentário. Esperamos que continue a seguir o nosso blog. :)

    AP 12º 3ª grupo 4

    ResponderEliminar