segunda-feira, 17 de maio de 2010

Processos de Conservação I - Açúcar

Quem de todos nós não gosta de um compota ou doce de frutas com uma tosta ou fatia de pão ao lanche e ao pequeno-almoço?

A verdade é que as compotas, para além de serem um doce e delicioso meio de comer fruta, são também resultado de um método inteligente de conservação dos alimentos: a conservação por adição de soluto. Neste caso falaremos da conservação por adição de sacarose (o comum açúcar).

A criação de compotas permite criar um meio hostil ao desenvolvimento de microrganismos prejudiciais à saúde humana, conservando a fruta por períodos relativamente longos. Mas como é que a adição de açúcar impede o crescimento de microrganismos quando muitos destes utilizam exactamente o açúcar como fonte de energia para o seu crescimento? A resposta está na concentração muito elevada de açúcar nas compotas, criando uma solução hipertónica, isto é, a compota passará a ter uma concentração em soluto muito maior do que o meio interno dos microrganismos. Desta forma, a água no seu interior vai sair para o meio externo num processo designado por osmose, isto é, a água irá sempre movimentar-se para o meio de maior concentração de forma a diluí-lo e tentar manter a concentração entre os dois meios igual. Ao perder muita quantidade de água os microrganismos ficarão impossibilitados de se reproduzir e acabarão por morrer.


É desta forma que podemos conservar as nossas frutas nas mais diversas geleias, doces e compotas. Esta é com certeza uma doce maneira de preservar todo aquele sabor que nós adoramos!

18 comentários:

  1. Fimem uma experiencia relatando ou fazendo uma compota de doce, comparando um doce nao conservadoe um com adicao de acucar.Isso ajuda no entendimento e importancia da conservacao para a vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tbmmmm achoo..... isso devemos tomar muito cuidadoss com issooo quem achaaaa comentarrrrr

      Eliminar
    2. Acho tbm vdd pois as pessoas que fazemesse tipo de trabalho é muivo útio

      Eliminar
    3. Meu nome Prícila mas pode me chamar de Prí me fala o seu nome! ����������������✌

      Eliminar
  2. Muito interessante! Vou apresentar um trabalho sobre esse método de conservação e o artigo me ajudou bastante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AA que bom parabens quem feis isso e bem interresante

      Eliminar
  3. O texto foi bem esclarecedor!

    ResponderEliminar
  4. Muito legal eu tenho um trabalho de Método do açúcar em geleias e frutas cristalizadas em tão e muito bom para mim e bem exclarecedor ameiiii

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Gostei só faltou falar sobre vantagens e desvantagens.

    ResponderEliminar
  7. Acho muito legal e seguro o texto é muito esclarecedor pois estou fazendo o trabalho de casa só achei muito grande geral amei😊

    ResponderEliminar
  8. Respostas
    1. Oi Idailma super concordo😄Está também no terceiro ano?meUm nome é Prícila

      Eliminar